Leucina como potenciador da síntese proteica muscular

A leucina é descrita como um dos aminoácidos com um papel fundamental na síntese proteica muscular, representando um dos três aminoácidos de cadeia ramificada (“BCAAs”), em conjunto com a isoleucina e a valina

Muitos estudos já vieram revelar que o consumo de proteína de soro de leite (Whey), por ter rápida absorção e ser naturalmente rica neste tipo de aminoácidos e outros aminoácidos essenciais, é um suplemento bastante útil na recuperação muscular, diminuindo o catabolismo e promovendo o aumento da síntese proteica muscular

Contudo, recentemente investigadores da Universidade de McMaster no Canadá e do Centro de Pesquisa da Nestlé na Suíça quiseram estudar o contributo específico do aminoácido leucina para este fim. Foram comparar o efeito do consumo de bebidas proteicas, com diferentes composições, na síntese proteica miofibrilar, após a realização de um exercício de força. 




Verificaram que uma bebida que contenha apenas 6,25g de proteína, quando suplementada com uma dose de 5 g de leucina, é tão efetiva a estimular o aumento da síntese proteica muscular, como uma bebida que contenha uma dose proteica mais elevada de 25g de proteína Whey (que contém naturalmente cerca de 3g de leucina). 

Este estudo veio acrescentar mais poder científico ao aminoácido leucina, como potente nutriente ativador muscular e trazer novas evidências para os produtores das formulações de bebidas ou suplementos desportivos.


Churchward-Venne TA et al. Leucine supplementation of a low-protein mixed macronutrient beverage enhances myofibrillar protein synthesis in young men: a double-blind, randomized trial. Am J Clin Nutr February 2014 vol. 99 no. 2 276-286.

in Revista Sport Life - Março 2014. By Rita Correia

Comentários

Mensagens populares