Bicarbonato de sódio na melhoria da performance
Durante o exercício de elevada intensidade, a energia é providenciada progressivamente pelas via anaeróbias (sem o consumo de oxigénio), o que leva à acumulação de metabolitos e ao decréscimo do pH sanguíneo e muscular, dois fatores associados com a fadiga muscular e diminuição da performance. Para neutralizar estes efeitos, várias estratégias nutricionais têm sido aplicadas, entre as quais está a toma de bicarbonato de sódio (NaHCO3). Este, após ser ingerido, leva a um aumento na concentração de bicarbonato sanguíneo, elevando a capacidade tampão extracelular, atrasando a descida do pH e mantendo a performance e um melhor funcionamento muscular durante mais tempo.
Existem 3 tipos de protocolos diferentes de suplementação de NaHCO3: toma aguda (dose única de ≈0,3g/kg de peso 60 a 90 min antes de começar a prova); toma crónica (toma diária de 0,5g/kg de peso, dividida em 2 ou 3 porções, durante os dias antes da competição, sem a toma no próprio dia); e a toma aguda de múltiplos dias (aplica-se em competições de vários dias, onde se realiza a toma aguda em cada dia da competição).
Levando em consideração que o terceiro protocolo é o que tem menos documentado cientificamente, foi proposto um estudo com atletas de endurance bem treinados, que realizaram provas de ciclismo, durante cinco dias consecutivos, nos quais foi aplicado suplementação de NaHCO3 de toma aguda de múltiplos dias. Verificou-se que com o aumento da concentração de bicarbonato sanguíneo e intramuscular, o tempo para exaustão era maior, comprovando que a acidose pode ser um fator limitante do exercício. Este estudo conclui que a toma de uma dose única de NaHCO3 antes da prova, durante competições ou torneios de múltiplos dias, pode ser uma estratégia válida para aumento da performance.
Muller SM et al. Multiday acute sodium bicarbonate intake improves endurance capacity and reduces acidosis in men. J Int Soc Sports Nutr. 2013 Mar 26;10(1):16.
Comentários
Enviar um comentário